Espanha, Europa, Madrid, Original Content

Museu do Prado | Madrid, Espanha

Museu do Prado

Madrid, sábado, 29 de outubro de 2016 (3° dia).

O QUE SERIA DO VIAJANTE SEM OS FAST-FOODS?


Além de fazer compras em supermercados locais, uma das formas de se economizar em longas viagens gastando em moeda estrangeira é adotar as redes de fast-food para, pelo menos, uma das refeições diárias. Claro, nem de longe é a opção mais saudável do mundo, mas considerando o quanto costumamos andar enquanto viajamos, o custo-benefício geralmente deixa um saldo positivo (também é uma boa alternativa quando não gostamos das comidas tradicionais de algumas regiões). Acabamos adotando o Burger King como a opção mais econômica para refeições rápidas. Neste dia, investimos em um menu duplo que  custou em torno de 7 euros (uns 10 reais para cada).


PLAZA DE CIBELES


Fonte de Cibeles

Voltamos cedo de Toledo e aproveitamos para conhecer a emblemática Fonte de Cibeles que dá nome a uma das praças mais visitadas e simbólicas da capital espanhola, a Plaza de Cibeles. A fonte retrata a deusa romana Cibele, originária da Frígia, sobre um carro puxado por leões. Designada como Mãe dos Deuses ou Deusa Mãe, simbolizava a terra, a fertilidade da natureza, a agricultura (e o Real Madrid!). A praça é rodeada pelos edifícios dos Palácios de Buenavista, de Linares (Casa da América), das Comunicações e do Banco de Espanha.

Fonte de Cibeles
Palácio de Linares (Casa da América)

Aproveitando a proximidade, conhecemos também a famosa Puerta de Alcalá, ao lado do Parque del Retiro. Uma das cinco portas reais que davam acesso à Madrid antiga, trata-se de um arco triunfal em granito, de estilo neoclássico (o primeiro construído na Europa depois da queda do Império romano) e construído antes mesmo de outros arcos famosos, como o do Triunfo em Paris, ou a Porta de Brandeburgo, de Berlim.

Puerta de Alcalá
Puerta de Alcalá
Puerta de Alcalá

MUSEU DO PRADO


Edifício da Real Academia Española, em frente ao Prado

Voltamos ao Museu do Prado em seu horário gratuito (18h às 20h). No dia anterior, a gente ficou tão encantado com os quadros que simplesmente nos esquecemos da hora e quando nos demos conta ele já estava para fechar.  E a gente ainda nem tinha chegado no Jardim das Delícias de Bosch!

 O Museu Nacional do Prado é o mais importante da Espanha e um dos mais emblemáticos do mundo.  Com obras consagradas de Goya, Velázquez, El Greco, Fra Angelico, Bosch (El Bosco), Dürer, Poussin, entre outros, é um lugar indispensável para se conhecer em Madrid.

Museu do Prado
Museu do Prado
Museu do Prado
Museu do Prado

Depois da visita ao museu, resolvemos dormir cedo já que teríamos que viajar para Granada no dia seguinte.


DICA 1:  O Museu do Prado disponibiliza um horário gratuito todos os dias.  Como as filas tendem a ficar enormes, é interessante chegar o mais antecipadamente possível. Também é interessante focar nas obras que mais lhe interessam, pois provavelmente não dará tempo de conhecer tudo.

Uma “pequena” fila na entrada…

DICA 2: Assistam ao filme “Sombras de Goya” (“Os Fantasmas de Goya” em Portugal) antes de visitar o museu. É um filme biográfico de 2006 que resume bem a vida e a obra do grande pintor espanhol Francisco de Goya (1746-1828) um dos principais pintores em destaque no Prado.


Gostou do artigo? Não esqueça de deixar a sua curtida e recomendar para os amigos através do compartilhamento!

Em breve, mais relatos e dicas sobre Toledo, Granada, Málaga e Sevilha!

Obrigado pela leitura e boas viagens!

Rodrigo Siqueira

Contato: superandarilho@outlook.com

  • A seguir: Toledo | Espanha
  • Procurando mais posts sobre a Espanha? > Clique AQUI
  • Procurando mais posts sobre a Europa? > Clique AQUI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s