
SINOPSE
“O ano é 1492. Cristóvão Colombo está as vésperas da fatídica viagem à América. No caminho para o litoral, parou em Granada. Ele foi o convidado de honra de uma cerimônia patrocinada pelo Rei e e a Rainha da Espanha, Fernando e Isabel. Eles celebram uma grande vitória. Até então, Granada era governada por muçulmanos, mas Isabel conseguiu retomar o poder.
A vitória de Fernando e Isabel foi um marco para a Espanha e a Europa. A Idade Média havia terminado, o ocidente entraria numa nova era de poder e descoberta. Estamos inclinados a pensar nisso como o início de uma era mas na verdade foi o apogeu esquecido de um capítulo da história européia: a ascensão e queda do Islã no ocidente.”
PORQUE VALE A PENA ASSISTIR?
A historiadora Bettany Hughes desmistifica a história da Andaluzia e da ocupação islâmica na Península Ibérica, expondo as versões tendenciosas contadas pelos livros de História. Nesse documentário interessantíssimo, podemos acompanhar o desenvolvimento da cultura islâmica e sua influência inegável na construção do mundo moderno que conhecemos hoje.
Grandes cientistas, os árabes foram os principais influenciadores do movimento Renascentista europeu, contribuindo imensamente para o desenvolvimento da Matemática, da Astronomia, da Medicina e de todas as ciências que eram vistas como mero misticismo na Idade das Trevas.